A pomada que prejudica o crescimento
29/06/2012 por cresceu

Resolvi colocar este tema após ver mais um caso deste ontem. Bebês e crianças que usam fraldas estão sujeitas a terem assaduras. Há várias receitas caseiras, simpatias e pomadas que prometem acabar com elas.

Entretanto, há uma categoria de cremes e pomadas que, além de reduzirem e até interromperem o crescimento da criança, podem causar outros danos (como surgimento de pêlos pubianos, aumento da pressão arterial). Os medicamentos tópicos que contêm CORTICÓIDES deixam a pele lisinha, mas podem provocar tudo isso acima.

Dependendo do tempo e da quantidade de uso, NÃO podem ser suspendidos abruptamente. O excesso de corticóide, que é absorvido pela pele, faz com que a produção natural de cortisol pelo organismo seja interrompida. Assim, nestes casos, é necessário fazer um desmame do corticóide para que o organismo reassuma a produção. Substituímos a pomada por uma sem corticóide e passamos a dar corticóide por via oral, para que consigamos ir reduzindo gradualmente, de maneira exata, até a retirada.
Fica um alerta: há indicações específicas para este tipo de pomada, que deverá ser prescrita. O uso inadvertido para evitar assaduras pode comprometer a saúde da criança.
Gostar disto:
Gosto Carregando...
Relacionado
Publicado em Crescimento | Com as etiquetas Corticóide, crescimento, Crescimento infantil | Deixe um Comentário
Deixe uma Resposta